Eunápolis Eleição 2024
Promotor vê indícios de irregularidades nas cotas de gênero nas eleições municipais de 2024 de Eunápolis, o que eleva as possibilidades de queda dos vereadores do PP .
O MP identifica sinais de fraude, mas considera cauteloso dar continuidade ao processo para a coleta de mais evidências. Assim, solicita o andamento do caso.
19/03/2025 16h30 Atualizada há 2 anos
Por: Direto da redação

 

O Ministério Público Eleitoral, representado pelo promotor Rodrigo Rubiale, apresentou parecer referente ao processo 0600747-84.2024.6.05.0203 na 203ª Zona Eleitoral de Eunápolis/BA, enfatizando a necessidade de provas para investigar indícios de fraude à cota de gênero nas eleições municipais.

A ação foi proposta por Heraldo Nunes do Nascimento e José Miranda de Oliveira contra o Partido Progressista e seus candidatos, alegando que algumas candidaturas femininas foram registradas apenas para atender à exigência legal de participação mínima de mulheres nas chapas.

Segundo documentos do processo, cinco candidatas teriam renunciado após o deferimento do DRAP, sem realizar campanha, além de apresentarem prestações de contas zeradas e ausência de movimentação financeira. O promotor destacou os indícios suficientes para avançar na investigação, solicitando audiência para produção de provas e enfatizando a importância de coibir abusos que comprometam a legitimidade das eleições.

O parecer também menciona jurisprudência do TSE sobre fraudes à cota de gênero, que pode resultar em consequências graves, como cassação de candidaturas e inelegibilidade dos envolvidos. O caso continua tramitando na Justiça Eleitoral, aguardando a análise das provas a serem apresentadas.