https://www.effectiveratecpm.com/wk5200n0cp?key=ec89468ac0b6c6c39cc1396381b546b3
O corpo do jovem Ruan Santos Carvalho, de 16 anos, que havia desaparecido nas águas do Rio Alcobaça na tarde de segunda-feira (10), foi encontrado por familiares no final da tarde desta terça-feira (11). O incidente ocorreu por volta das 15h20, na Fazenda Canadá, em uma área do rio conhecida por suas fortes correntezas e grande quantidade de pedras.
Segundo relatos, o rapaz estava com amigos quando decidiu entrar no rio. O Núcleo de Operações Aquáticas (NUOPAQ) do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi chamado para atender à ocorrência.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram dois menores que presenciaram o momento do afogamento. Após coletar informações e identificar o último local onde Ruan foi visto, a equipe avaliou a área e constatou que não seria possível realizar mergulhos imediatos devido à forte correnteza e à presença de rochas.
Ruan era estudante da Escola João Mendonça. De acordo com a direção da escola, o afogamento aconteceu durante o horário escolar, quando os alunos deveriam estar em sala de aula. Embora tenham saído de casa fardados, eles decidiram ir ao rio para se banhar.
As buscas tiveram início em um remanso localizado um pouco abaixo do ponto onde o jovem desapareceu, onde a correnteza era mais fraca e poderia ter levado seu corpo. As técnicas utilizadas incluíram mergulho semicircular e arrasto; porém, as primeiras tentativas não foram bem-sucedidas.
Devido ao adiantado da hora e à falta de visibilidade, as buscas foram interrompidas no final da tarde. A equipe do 18º BBM ofereceu apoio aos familiares do garoto e informou que os trabalhos seriam retomados na manhã desta terça-feira (11), resultando na localização do corpo no final da tarde.
Mín. 21° Máx. 31°