
O parecer final do Ministério Público Eleitoral não deixou margem para dúvidas: as provas contra o vereador Adriano Cardoso Caires, reeleito em 2024, são robustas e incontestáveis. O MP apontou que o parlamentar estruturou uma verdadeira rede de assistência social paralela, com distribuição massiva de cestas básicas, cirurgias, consultas e transporte de pacientes, tudo operado de forma irregular, em troca de apoio político. Planilhas apreendidas por meio da quebra de sigilo telemático revelam a organização detalhada do esquema, incluindo listas de beneficiários, títulos de eleitor e até lideranças comunitárias cooptadas para intermediar favores
A conclusão do Ministério Público foi categórica: houve abuso de poder econômico e político, comprometendo a legitimidade do pleito em Eunápolis. O órgão requereu a inelegibilidade de Adriano por 8 anos e a cassação imediata de seu mandato.
Diante de tantas evidências, surge a pergunta que ecoa nas ruas e nos bastidores: E agora, doutor? Se a inelegibilidade já está configurada, o que mais precisa para a Justiça agir? Até quando Eunápolis assistirá, inerte, a um caso tão grave de desvirtuamento do processo democrático?
A morosidade em cassar o mandato transmite à sociedade a sensação de que o poder econômico fala mais alto que a lei. A cada dia de silêncio, a Justiça Eleitoral compromete sua própria credibilidade.
Está nas mãos do juízo da 203ª Zona Eleitoral a decisão de honrar a Constituição e assegurar a normalidade e a legitimidade das eleições, princípios que não podem ser negociados.
O caso é claro. As provas são contundentes. O Ministério Público já fez sua parte.
Agora, é a Justiça que precisa responder: vai agir ou continuar em silêncio?
Eleição 2026 ELEIÇÃO 2026 SE TORNA APOGEU POLÍTICO PARA MIRIS LISBOA
Eleição 2026 França mostra força política ao lado de ACM Neto e é ovacionado durante grande mobilização em Teixeira de Freitas.
Política ELMAR NASCIMENTO REFORÇA ATUAÇÃO POR EUNÁPOLIS E PARCERIA COM PAULO DAPÉ
Política BASTIDORES DA POLÍTICA | Fábio Arruda: um mandato que não convenceu nem a própria vizinhança
Um mandato? Bastidores da Política | Edmundo da Auto Escola: um mandato que ainda não disse a que veio
TAPA DO DIA Traições, aliados declarando apoio a outros candidatos e a pergunta que não quer calar: quem manda na Prefeitura de Canavieiras?
Eleição 2026 Prefeito de Lajedão declara apoio à reeleição da deputada Cláudia Oliveira durante encontro político
Eleição 2026 Pré-campanha de Jota Batista ganha força no Extremo Sul e acirra disputa política em Eunápolis
Política Justiça mantém resultado das eleições em Camacã e rejeita recursos da oposição Mín. 20° Máx. 28°