Os alunos dos 2° e 3° anos do Ensino Médio de tempo integral do Colégio Estadual Eloyna Barradas, localizado no bairro Juca Rosa, realizaram nesta Quarta-feira (16/10) uma visita técnica de campo na cidade de Porto Seguro.
A atividade idealizada pelas professoras da área de Ciências da Natureza Regina Martins e Ane Martins, em parceria com os professores de Watila Porto, Luciano Ferraz, Selma Mengali, Reinan Mota e Maquerly Ramos, além da vice-diretora Ana Mara Costa Melo, representando a gestão escolar.
O principal objetivo da atividade foi promover aos alunos as vivências e os conhecimentos acerca do território da Costa do Descobrimento (extremo sul da Bahia), tanto em seus aspectos naturais da inserção do bioma mata atlântica, quanto os marcos e os processos históricos importantes na construção da identidade do Brasil.
Desse modo, o roteiro contemplou a visitação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Veracel, onde os alunos puderam aprender mais sobre sustentabilidade, educação ambiental emata atlântica.
A professora Regina relatou que “vivenciar o território aliando os fundamentos teóricos desenvolvidos no cotidiano escolar com a prática e reconhecimento dos fatores antes abstratos fortalece a formação da cidadania e traz significado e contexto para a aprendizagem, traz força e coesão na construção dos saberes”.
Ademais, a visitação ao Memorial da Epopeia do Descobrimento foi um mergulho na gênese do Brasil, proporcionando o conhecimento das etnias indígenas, do território de Porto Seguro e da chegada dos portugueses. Os alunos também puderam explorar o marco histórico da Cruz, onde foi realizada a primeira missa no Brasil, e toda a beleza natural e arquitetônica do centro histórico da cidade de Porto Seguro.
A expedição ainda contou com um belo almoço na Passarela do Descobrimento. Ainda conforme a professora Regina, essas iniciativas promovem a aprendizagem por meio de experiências individuais e coletivas; reafirmam a identidade e a apropriação do território e fortalecem vínculos e laços da comunidade escolar. Acreditar em uma educação pública de qualidade também é promover a experiência e construção de memórias. Ver os alunos extasiados e maravilhados com cada momento compartilhado e gratificante e nos fortalece nesse processo da construção da educação, relatou a professora.
O Colégio Estadual Eloyna Barradas está localizado no bairro Juca Rosa, em Eunápolis, e conta com o sistema de Ensino Médio Integral e Educação de Jovens e Adultos. A instituição convida a sociedade eunapolitana para conhecer a estrutura física e os projetos realizados pelos professores e alunos.
Mín. 20° Máx. 30°