A semana começa com a expectativa da chegada do ciclone-bomba ao Brasil, fenômeno que deve ocorrer provavelmente nesta terça-feira (12/11), embora a frente fria em alto mar tenha perdido força, na altura do sul da Bahia, mas ainda esteja ajudando a canalizar a umidade que vem do norte do Brasil até áreas do interior do Nordeste, segundo o portal Climatempo.
Um ciclone-bomba acontece quando há uma queda rápida de pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico. Essa condição é conhecida como ciclogênese explosiva. A redução brusca da pressão provoca rajadas de vento e tempestades. O ar frio favorece um começo de manhã mais frio no Paraná, em São Paulo, em cidades do sul de Minas e no Rio de Janeiro, mas a chuva pode diminuir em too o país neste começo de semana.
O tempo fica seco desde o norte do Paraná ao interior de São Paulo e cidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul.
A frente fria continua avançando e mantendo a condição de tempo instável sobre a BA, o sul do MA e do PI – com algumas pancadas começando a avançar sobre o oeste do PE. Pode chover forte, especialmente em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Demais áreas com mais aberturas de sol e pancadas irregulares.
Mín. 19° Máx. 33°