O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD), foi questionado sobre a situação do deputado estadual Binho Galinha, que é investigado por comandar uma organização criminosa e mesmo assim exerce a atividade sem nenhum pudor. A declaração aconteceu durante almoço com jornalistas, nesta terça-feira (03/12).
Adolfo afirmou que os parlamentares não cassam o mandato porque há “medo de agir”. Ele acrescentou que os parlamentares são reféns da situação, pois rodam pelo interior do estado e temem alguma represália. O chefe do Legislativo baiano ainda lembrou que três juízes já desistiram de sentenciar o caso, o que explica o comportamento dos integrantes da Casa.
A Operação El Patron, que mira o deputado estadual Binho Galinha (Patriota), que faz parte da base de apoio do Governo do Estado e é apontado como chefão de uma organização criminosa, não foi nenhuma surpresa. Nos bastidores da política e da ‘nobreza baiana’, a história do parlamentar já circulava com veemência. É vista ainda como um tapa na cara da sociedade nas barras da Justiça. O Informe Baiano ouviu quatro pessoas, três delas integram Forças de Segurança.
Kléber Cristian Escolano de Almeida, o ‘Binho Galinha’, seria sócio de um dos três donos do Paratodos, o Jogo do Bicho na Bahia. “Ganhou eleição no dinheiro mesmo. Quem fez ele chegar na ALBA foi a Paratodos. Em Irecê, ele dividiu territórios com um deputado ligado ao Dadá do BDM, aquele que foi solto pelo desembargador”, disse a fonte do IB que participa da operação. O parlamentar recebeu quase 50 mil votos, a maioria em Feira de Santana, em 2022.
Na Princesa do Sertão, Binho Galinha é idolatrado em algumas comunidades mais pobres. Dois radialistas chegaram a classificá-lo durante um programa ao vivo como “exemplo para juventude” e “exemplo de sucesso e resiliência”. Apesar do baque e da repercussão do caso, no mundo político, a expectativa é que termine em pizza, pois há muita gente grande envolvida, inclusive “pessoas de gemada”, uma referência as estrelas douradas de oficiais superiores da PM.
Mín. 21° Máx. 27°