O Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis da Bahia (SINDICOM-BA) alerta para os efeitos graves causados pela interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101. Desde 5 de maio, a principal rota alternativa, a BA-982 — conhecida como Estrada da Veracel, no distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte — apresenta condições precárias, prejudicando o abastecimento e colocando em perigo a segurança dos trabalhadores.
Devido à venda de combustíveis abaixo do custo, resultado direto da redução na demanda e das distribuidoras tentarem evitar multas contratuais impostas pela refinaria ACELEN — por não cumprirem as cotas diárias de retirada — o mercado enfrenta um desequilíbrio que ameaça distribuidoras e funcionários em várias cidades como Eunápolis, Itagimirim, Itabela, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itabuna, Vitória da Conquista e até mesmo no norte de Minas Gerais.
Em resposta à situação, o SINDICOM-BA, acionado por empresários locais, entrou em contato com o DNIT e com o deputado federal Neto Carletto para buscar alternativas rápidas e eficazes. Além disso, C e negociam com a ACELEN para flexibilizar contratos e evitar práticas comerciais predatórias que possam comprometer a sustentabilidade do setor e a cadeia de abastecimento. A participação de todos é fundamental para garantir a continuidade das operações, proteger empregos e manter a estabilidade do mercado regional de combustíveis.
Mín. 17° Máx. 25°